top of page

Condromalácia Patelar


Condromalácia patelar é uma patologia muito comum nos Joelhos. Refere-se a cartilagem doente, ou seja, o "amolecimento da cartilagem" que ocorre por excesso de pressão entre a cartilagem da tróclea femural e a cartilagem da patela.


Sua evolução é lenta, demora anos para se desenvolver e ocorre devido a hiperpressão entre a patela e o fêmur durante o movimento de flexo extensão do joelho. Pode ser também provocadas por lesões traumáticas agudas ou movimentos repetitivos da articulação do Joelho como, por exemplo, realizar chutes repetidos ou até mesmo subir e descer escada.


O principal sintoma é a dor na face anterior do joelho que piora com os movimentos de flexo extensão ativa. A dor é uma queixa comum para subir e descer escadas, pisar na embreagem, abaixar, dor ao levantar depois de ficar muito tempo sentado ( exemplo ao levantar do ônibus ou sair do cinema) e popularmente é chamada de Joelho de corredor.


A mulher tem um maior desgaste da cartilagem devido ao alinhamento dos membros inferiores, tem uma inclinação um pouco maior do ângulo do joelho (geno valgo) e tem piores hábitos posturais.


As forças de compressão articulares podem ser muito altas na articulação fêmuro rotuliano: 3 vezes o peso corporal para subir e descer escadas e 7 vezes o peso corporal com flexão maior que 90 graus.


Segundo a classificação descrita por Outerbridge (1961), existem 4 níveis de condromalácia patelar, de acordo com o estágio de deterioração da cartilagem

GRAUS E CARACTERÍSTICAS


I - amolecimento da cartilagem e edemas


II - fragmentação de cartilagem ou fissuras com diâmetro < 1,3cm diâmetro


III - fragmentação ou fissuras com diâmetro > 1,3cm


IV - erosão ou perda completa da cartilagem articular, com exposição do osso subcondral ( fonte - CDA - Centro de Diagnósticos Avançados)


O tratamento inicialmente é não operatório, com medicação e fisioterapia, porém alguns casos requerem cirurgia. o médico irá analisar se há alguns problema estrutural e instituirá a terapêutica adequada a cada caso.


Recomendações:


Excluir exercícios e esportes de alto impacto (futebol, vôlei, basquete, corrida, ciclismo) ou atividades suspeitas de causarem a lesão. Natação é um bom exercício para manter o condicionamento físico sem afetar o joelho;


Reforçar os músculos fracos, fazendo exercícios leves e de baixo impacto. É especialmente importante reforçar o músculo vasto medial para equilibrar as forças atuantes sobre a patela;


É importante avaliar o limite de extensão e flexão do joelho durante os exercícios, para não agravar o quadro;


Colocar gelo no joelho após os exercícios;


Evitar subir e descer escadas;


Garantir lugar suficiente para a perna no carro ou no seu lugar de trabalho, evitando manter o joelho flexionado mais de 90 graus por muito tempo;


Manter boa postura e evitar cruzar as pernas por longos períodos;


Não sentar sobre as pernas com o joelho em hiperflexão;


Usar sapatos confortáveis, principalmente durante os exercícios;


Evitar aplicar peso excessivo na articulação afetada, perdendo peso se necessário.

Textos recentes
Arquivo
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page