top of page

Treino em aparelhos ou pesos livres?

Os aparelhos para exercícios de força são amplamente utilizados hoje em dia. Ao se exercitar nesses aparelhos, não é preciso equilibrar-se, controlar o peso e a trajetória já está definida (tem apenas um grau de liberdade). Muito diferente das situações da vida real, em que os objetos devem ser estabilizados. Por exemplo, ao erguer um halter acima da cabeça, o atleta deve controlar a posição do halter. Se o halter estiver deslocado para frente ou para trás, o equilibrío é perdido, oque pode resultar no fracasso da empreitada, e até mesmo lesão.


No entanto, as máquinas de exercícios restringem o movimento em certas direções. Entre outros exemplos de movimentos mecanicamente restritos, estão abrir uma porta, empurrar um trenó e pedalar uma bike. Quando os atletas precisam estabilizar um objeto além de exercer força sobre ele no espaço, a produção de força sofre uma diminuição. A perda da força é o preço que se para para se estabilizar o objeto.


Quando o movimento é restrito, o atleta pode fazer força em uma direção diferente da direção do movimento, e ainda assim realizar a tarefa. As verdadeiras restrições, ou seja, os obstáculos físicos tangíveis ao movimento podem alterar completamente o torque das articulações. Consequentemente, diferentes grupos musculares podem agir quando o movimento do corpo está livre ou de fato (fisicamente) restringido.


Em particular, ao se trabalhar em aparelhos que exercitam a força, a direção da força final e o torque das articulações podem ser bastante diferentes do que se observa no levantamento de pesos livres. Talvez isso não seja muito importante para atletas amadores, mas para atletas experientes, cujo objetivo imediato é melhorar o desempenho, isso pode ser bastante prejudicial. O treino com aparelhos de exercícios, em comparação aos pesos livres, tem certos prós e contras, eis algumas das vantagens:


- peso inicial pode ser aplicado em um nível baixo e aumentado em pequenoas incrementeos (1 kg ou menos);

- o risco de lesão é menor, desde que se evite o esforço excessivo;

- não é preciso estudar a técnica do desempenho, ela é simples;

- é necessário menos tempo.






Textos recentes
Arquivo
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page