top of page

Tipos e comparação de forças

A massa muscular constitui uma parte substancial da massa corporal humana ou do peso corporal (em levantadores de elite, a massa muscular é de cerca de 50% do peso corporal). Essa é a razão por que, entre indivíduos sob um mesmo treinamento, aqueles com maior peso corporal demonstram uma maior força.


A dependência da força em relação ao peso é claramente observada quando os indivíduos testados têm as mesmas e elevadas qualificações atléticas. Os recordistas mundiais no levantamento de peso possuem uma correlação muito forte (0,93) entre o nível de desempenho e o peso corporal.A correlação para participantes do campeonato mundial tem sido de 0.80, e para aqueles que não estão envolvidos em atividades esportivas, a correlação é baixa, podendo ser até mesmo igual a 0.


Para comparar forças de pessoas diferentes, a força por quilograma de peso corporal, ou FORÇA RELATIVA, é usualmente calculada. Porém, a força muscular quando não tem relação com o peso corporal é denominada FORÇA ABSOLUTA.


Para calcular a Força relativa, a seguinte equação é válida:


Força relativa = Força absoluta / Peso corporal


Com o aumento do peso corporal entre atletas igualmente treinados de várias classes de peso, a força absoluta aumenta e a força relativa diminui. Portanto, pare de fica comparando forças dos indíviduos dentro da academia sem sequer fazer esse cálculo


Referência


Ciência e prática do treinamento de força / Vladimir M. Zatsiorsky, William J. Kraemer


Textos recentes
Arquivo
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page