top of page

Treinamento muscular contra resistido associado à oclusão vascular parcial

O treinamento muscular contra resistido associado à oclusão vascular parcial vem ganhando destaque na literatura quanto à periodização de programas de treinamento, com vias a evitar platôs de treino, sendo este, um dos grandes motivos para o desestímulo e desistência do treinamento.


O objetivo desta pesquisa foi comparar o efeito do treinamento de força contra resistido associado à oclusão vascular parcial, ao treinamento de força contra resistido de alta intensidade convencional.


Para tanto, realizou-se um estudo comparativo com atletas de futebol americano, do sexo masculino, idade entre 20 e 30 anos e estatura entre 1,70 e 1,95 m, subdivididos, aleatoriamente, em dois grupos, sendo um deles com treinamento de oclusão vascular parcial (TFO, n=6) e outro com treinamento de força de alta intensidade (TFI, n=5).


Os resultados deste estudo revelaram que o grupo TFI não apresentou diferença significativa comparando a média das forças e do valor RMS do EMG dos músculos vasto lateral e medial, antes e após o treinamento.. No grupo TFO observou-se diferença significativa, comparando a média das forças antes e após o treinamento.


Concluiu-se que os resultados foram satisfatórios no grupo que realizou o treinamento com oclusão vascular parcial (TFO), corroborando a tendência encontrada na literatura em relação ao treinamento tradicional quando comparado com o método da oclusão vascular, sem causar malefícios significativos à saúde.


Quem se interessou e quiser o artigo na íntegra, favor deixar e-mail para envio.




Textos recentes
Arquivo
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page